Alpargatas - Relações com Investidores

 

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HISTÓRICO


1907

- O escocês Robert Fraser chega ao Brasil e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que dois anos mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Começa a produção de Alpargatas Roda e Encerados Locomotiva, na fábrica da Mooca, em São Paulo.

ANOS 10
- As Alpargatas Roda fazem sucesso nas lavouras de café e impulsionam os negócios da Empresa, que coloca suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. O talento dos brasileiros da Alpargatas permite enfrentar e superar dificuldades, como a falta de matéria-prima em função da Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola, que deixou metade dos funcionários enfermos.

ANOS 20
- Em 1922, a Empresa exibe seu talento na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, com uma mostra completa de seus produtos. No final da década, a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Nova York faz cessar a fabricação das Alpargatas Roda, um dos calçados mais acessíveis e populares do País.

ANOS 30
- A Empresa retoma a produção das Alpargatas Roda e lança os primeiros calçados de couro. Durante a Revolução de 32, o talento da Empresa é convocado para prover os combatentes de mochilas, barracas e fardas.

ANOS 40
- A criação de um programa social pioneiro demonstra a preocupação da Empresa em preservar seus talentos. Esse programa incluía armazém de abastecimento, abono de Natal e o pagamento dos domingos e feriados não trabalhados, anos antes de tudo isso se tornar obrigatório. O Brasil entra na Segunda Grande Guerra: há escassez de alimentos e combustível, mas o talento dos brasileiros da Alpargatas permite à Empresa sustentar seu ritmo de crescimento e avançar.

ANOS 50
- Com o lançamento do tênis Conga e do modelo Bamba Basquete, a Alpargatas inaugura uma nova era em calçados no Brasil. O País vive dias de otimismo, e a Empresa lança ainda a lona Sempreviva. JK dá início à construção da nova capital, e os trabalhadores que erguem Brasília calçam Sete Vidas. Na Suécia, o talento de nossos craques permite ao Brasil conquistar pela primeira vez a Copa do Mundo de Futebol. As transmissões pioneiras dos jogos da Copa, pela Rádio Bandeirantes, têm o patrocínio da Alpargatas.

ANOS 60
- Mais uma mostra do talento brasileiro é lançada: as sandálias Havaianas, que de imediato fazem o maior sucesso. No Chile, o Brasil é bicampeão mundial de futebol. Os Beatles hipnotizam o planeta. Os hippies pregam paz e amor. E os brasileiros incorporam as Havaianas a seu dia-a-dia, criando um sucesso que cativa milhões de fãs.

ANOS 70
- Iniciativa de responsabilidade social pioneira, a campanha "Criança Calçada, Criança Sadia" é lançada pela Alpargatas. O talento do futebol brasileiro conquista o tricampeonato mundial de futebol no México. O Brasil vive o chamado Milagre Econômico e desperta a atenção do mundo. A Empresa lança o Kichute e a linha Topper, além de concretizar a aquisição da marca Rainha.

ANOS 80
- A Empresa mostra competência e talento não apenas para lançar produtos inovadores, mas também em sua gestão: promovido pela Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Jornal do Brasil, o Prêmio Mauá é concedido à Alpargatas por seu relacionamento com o mercado acionário. Na economia,o Brasil enfrenta altos e baixos e assiste à escalada da inflação. Apesar disso, a Empresa cresce e se desenvolve, sendo eleita a melhor do setor pela revista Exame. Em São Paulo, a área administrativa deixa o bairro da Mooca e vai para o Itaim Bibi. A Alpargatas encerra o processo de nacionalização de seu capital e lança a lona Night&Day. Novas fábricas são inauguradas em Campina Grande e Santa Rita, na Paraíba.

ANOS 90
- A Empresa lança as Havaianas Top e a marca internacional Mizuno no mercado brasileiro. Mais uma fábrica é inaugurada na Região Nordeste, em João Pessoa (PB). O Plano Real dá fim à hiperinflação e coloca o País na rota da estabilidade econômica. Nos EUA, o talento de nossos craques conquista mais uma Copa para o Brasil, a quarta. As vendas de Havaianas batem recorde: 100 milhões de pares comercializados.

SÉCULO 21
- Considerada uma das marcas mais importantes do século 20, as Havaianas conquistam vitrines do mundo todo. Lançamento das tecnologias System 3000, para Rainha, e Dynatech Visible, para Topper. Fundação do Instituto Alpargatas de Responsabilidade Social. A Alpargatas foi eleita em 2007 a empresa do ano por Maiores e Melhores da revista Exame. Para consolidar mais a presença da Alpargatas no mercado de sandálias, foi realizada a aquisição da Companhia Brasileira de Sandálias, detentora da marca Dupé. Para internacionalizar ainda mais a marca Havaianas, e transformar Topper em um ativo global, a Alpargatas adquire participação relevante no capital da Alpargatas Argentina e abre operações próprias nos Estados Unidos e na Europa. Em Dezembro de 2015, a J&F torna-se o principal acionista da Alpargatas. Em 20/09/2017, ocorreu a conclusão da aquisição da participação societária da J&F Investimentos S.A. pela ITAÚSA - Investimentos Itaú S.A., Cambuhy I Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia e Cambuhy Alpa Holding S.A. na Alpargatas.

 

 

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