Alpargatas - Relações com Investidores

 

Outras Informações > Direitos Humanos e Sustentabilidade   A- A A+ Imprimir Página

DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE

A Alpargatas segue a lei trabalhista brasileira e respeita o compromisso estabelecido com seus funcionários de oferecer trabalho digno e seguro, em um ambiente controlado com rigor, competência e igualdade. A seguir, conheça nossas políticas de admissão e saiba quais os direitos garantidos aos nossos funcionários – a empresa lembra que seu departamento de Recursos Humanos, em todas as localidades, está sempre aberto a sanar eventuais dúvidas de nossos empregados.

 

POLÍTICAS DE DIREITOS HUMANOS


1. Aviso prévio: após completar um ano de trabalho, todo funcionário recebe o aviso prévio. Por cada ano de vínculo empregatício, ele tem direito, também, a receber o equivalente a mais três dias de trabalho, limitando-se ao máximo de 90 dias a serem pagos pela empresa. A Alpargatas segue rigorosamente a lei trabalhista brasileira (CLT). Em nossos escritórios no exterior, respeitamos a legislação local. 


2. Contrato e termos de emprego: a empresa estabelece contrato de trabalho com cada um de seus empregados, firmado por tempo indeterminado. É estabelecido a partir da lei vigente do país de origem. No Brasil, o contrato de trabalho é o instrumento pelo qual são definidos os direitos e deveres acordado entre as partes. O artigo 442 da CLT conceitua este acordo formal da seguinte forma: “contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego”. A legislação também dispõe que o objeto do contrato de trabalho é a prestação de serviço subordinado e não eventual do empregado ao empregador, mediante o pagamento de salário. O contrato de trabalho por tempo indeterminado é o mais comum dos contratos, ou seja, é o modelo de contratação mais convencional no nosso país. É registrada a data de início para começar as atividades, mas não se formula uma data de encerramento e a rescisão pode ocorrer a qualquer momento, desde que haja aviso prévio de uma das partes. Caso haja alguma dúvida, todos os empregados poderão consultar o RH local.


3. Férias anuais e feriados: as informações estão disponíveis para todos os funcionários, que podem consultar o saldo de férias ou solicitar dias descanso por meio da intranet corporativa ou diretamente para o RH da empresa. A empresa considera os feriados como dias de descanso e eles seguem o calendário das diversas localidades da Alpargatas no Brasil e no exterior. Para saber mais clique aqui.


4. Horário de trabalho e intervalos para descanso: a Alpargatas atém-se às horas de trabalho permitidas pela legislação (CLT). O intervalo para descanso é de pelo menos uma hora em todas as localidades onde atua.


5. Salários e benefícios financeiros (bônus, seguro, previdência, pensão): a intranet corporativa disponibiliza estas informações para todos os empregados. Vale ressaltar que os benefícios financeiros seguem as Políticas de Remuneração e Benefícios CLT. A empresa também oferece a todos os funcionários uma política de participação nos lucros da empresa. O valor do PPR é disponibilizado conforme o atingimento das metas previamente acordadas. Para saber mais clique aqui.


6. Equiparação salarial: a Alpargatas dispõe de política de remuneração na intranet, que pode ser acessada por todos os seus colaboradores. O bom desempenho do funcionário define se ele receberá aumento e/ou será promovido de cargo.


7. Licença-maternidade e parental: as licenças são aplicadas de acordo com as leis vigentes em cada país onde a empresa opera. O Blog da Gestante via intranet, pode ser acessado por todos os funcionários que quiserem mais informações sobre as políticas da empresa. No Brasil, a Licença Maternidade na Alpargatas segue o artigo 392 da CLT ,e a Licença-parental o artigo 473 da CLT, inciso III.


8. Liberdade de associação, direito de organização e negociação coletiva: a lei trabalhista brasileira permite que qualquer empregado se associe a uma entidade sindical. A empresa não interfere nesta escolha. No caso da negociação coletiva, sempre há um sindicado associado às partes (empresa e empregados) que se encarrega da negociação, ou seja, do reajuste salarial coletivo anual.


9. Demissão: pedir demissão é um direito de todo empregado, que pode consultar o RH de sua unidade para ter informações sobre os seus direitos.


10. Ação Disciplinar: é aplicada apenas se algum funcionário onerar a empresa de alguma maneira ou infringir alguma norma. No Brasil, seguimos a legislação de acordo com o artigo 482 da CLT . Clique aqui para saber mais. O empregado pode ou não assinar o documento que formaliza a ação.


11. Compromisso com a comunidade: o Instituto Alpargatas www.institutoalpargatas.com.br, nosso braço social, atua nas cidades onde estão instaladas as fábricas da empresa. Todo empregado pode acessar os meios eletrônicos (site, Facebook e Instagram) para conhecer melhor as ações do IA. Além disso, durante a integração, todos os novos funcionários recebem informações sobre o programa e, inclusive, podem se inscrever no Voluntariado Alpargatas. A iniciativa surgiu da consciência de que a construção de uma sociedade mais igualitária depende da participação de todos nós. Essa trajetória completou 15 anos e, ao longo do tempo, o IA reiterou seu ideal, papéis e responsabilidades por meio do esporte, da cultura e da cidadania, transformando a vida de milhares de crianças, adolescentes, jovens e comunidades, fomentando o desejo de aprender e de construir uma vida melhor para todos.

 

 

 

12. Diversidade e inclusão: a Alpargatas participa do programa federal Jovem Aprendiz e atende à legislação quanto à inclusão de PCDs, seguindo o cumprimento de quotas estabelecidas às suas unidades, no Brasil. Além disso, a empresa tem como de seus valores O RESPEITO ÀS PESSOAS, que fomenta a diversidade e os direitos dos seres humanos. O Programa Jovem Aprendiz é regido pela Lei 10.097/2000 e a inclusão de PCDs pela Lei 8213/91.


13. Horas extras: nas localidades onde não há acordo relacionado ao banco de horas, as horas extras são pagas de acordo com a convenção coletiva local.


14. Trabalho forçado e escravo: todo empregado é admitido dentro dos padrões exigidos pela CLT. Mantemos nossas portas abertas para visitas legais em todas as nossas instalações.


15. Trabalho infantil: são admitidos somente empregados com 16 ou 18 anos que integrem o programa federal de jovens aprendizes. Mantemos nossas portas abertas para visitas legais em todas as nossas instalações.


16. Salário justo para viver: nenhum empregado da Alpargatas recebe menos que um salário mínimo. A empresa obedece às diretrizes da CLT, que garante benefícios como vale transporte, vale alimentação e plano de saúde, além de participação nos lucros.


17. Critério para definição das condições relativas à cor ou raça: é o empregado que declara a sua cor ou raça de acordo com a metodologia do IBGE https://biblioteca.ibge.gov.br. A Alpargatas reitera que todos os empregados possuem os mesmos direitos e oportunidades em qualquer unidade da empresa, sem distinção. Nossos Princípios de Conduta e Ética http://www.alpargatas.com.br/PRINCIPIOS_DE_CONDUTA_E_ETICA.pdf reafirmam que toda e qualquer discriminação é passiva de punição legal.

 

 

SUSTENTABILIDADE


Políticas de incentivo – gestão ambiental:

A escassez crescente de recursos naturais, a conscientização dos consumidores e as leis ambientais cada vez mais rígidas representam um novo cenário onde nossa organização deverá seguir empenhando esforços para evoluir continuamente. 

Levando em consideração estas questões de extrema relevância, a Alpargatas assume a postura de atuar de forma responsável e fomentando o desenvolvimento de melhores práticas (tanto para si como para sua cadeia de fornecedores). 

Para tanto, a empresa estimula os funcionários de todas as áreas a melhorar a gestão de direitos humanos, saúde e meio ambiente mediante o cumprimento do Código de Ética e Conduta. A evolução nestas frentes é medida através de indicadores avaliados semestralmente.


Clique aqui para acessar o nosso Código de Ética e Conduta.

 

 

Acesse abaixo mais informações sobre como a Alpargatas investiga, controla e atua em relação aos possíveis impactos ao meio ambiente:

 

Gerenciamento de Resíduos industriais Sólidos

Clique aqui para acessar as informações

Clique aqui para acessar as informações da Auditoria em destinatários de Resíduos Sólidos Industriais

 

Plano de reaproveitamento de água tratada

Clique aqui para acessar as informações do Plano ETE

 

 

Conheça alguns projetos de Sustentabilidade fomentados pelas nossas marcas:

 

Havaianas IPÊ

Desde 2004, a marca Havaianas possui uma linha de produtos destinada exclusivamente para preservação da fauna e flora brasileira. Comercializadas em cerca de 100 países, elas colaboram para a conservação da biodiversidade do Brasil, com repasse de 7% das vendas líquidas para o Instituto IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que desenvolve projetos voltados à conservação da Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal. 

Para mais informações sobre o projeto, acesse:

http://www.ipe.org.br/negocios-sustentaveis/cases-de-mrc/832-havaianas

https://www.havaianas.com.br/sustentabilidade

 

Havaianas CI

Havaianas Conservação Internacional, por sua vez, colabora para a preservação da vida marinha brasileira. As coleções são lançadas anualmente, e comercializadas em diferentes países ao redor do mundo. A Havaianas repassa 7% por cento das vendas líquidas das sandálias para a ONG Conservação Internacional que desenvolve pesquisas científicas voltadas à conservação dos mares de Abrolhos. 

Para mais informações sobre o projeto, acesse:

https://www.conservation.org

https://www.havaianas.com.br/sustentabilidade

 

 

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a gente:

 

Sustentabilidade Coorporativa Alpargatas

Responsável: Flávio Amorim – Gerente de SSMA Corporativo

E-mail: flavioa@alpargatas.com.br

Telefone: +55 11 3847- 7320

Endereço: Av. Dr. Cardoso de Melo, 1336 - Vila Olimpia, São Paulo - SP, 04548-004

 

 

 



 

 

Alpargatas - Relações com Investidores

Havaianas Dupé Topper Mizuno Sete Léguas Osklen Meggashop


ALPARGATAS

- Perfil

- Histórico
- Marcas Alpargatas
- Resp.Socioambiental
- Onde Estamos
- Prêmios e Reconhecimentos
- Informações Gerais


GOV. CORPORATIVA

- Visão Geral
- Grupo de Controle
- Administração
- Estatutos e Políticas
- Princípios de Conduta e Ética


INF.FINANCEIRAS

- Planilhas
- Resultados Trimestrais
- Teleconferência
- Apresentações
- Arquivo CVM
- Relatórios Anuais

INF.AOS INVESTIDORES

- Coberturas de Analistas
- Atas e Comunicados
- Gráficos e Cotações
- Remuneração aos Acionistas
- Calendário de Eventos

OUTRAS INFORMAÇÕES


- Central de Downloads
- Cadastre-se no Mailling
- Perguntas Frequentes
- Glossário
- Sua Opinião sobre o site

Copyright © 2004 - 2017 - Relações com Investidores - Alpargatas S.A - Todos os Direitos Reservados. Criart