Administração

Conselho de Administração

Possui seis membros, dos quais dois são independentes e eleitos pelos acionistas minoritários ordinaristas e preferencialistas. Eles são responsáveis pela definição da estratégia de longo prazo e pela escolha da Diretoria, além de decidirem sobre os assuntos relevantes para os negócios e as operações da Companhia.

É o atual Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. desde maio de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração desde setembro de 2008; Coordenador do Comitê de Divulgação e Negociação desde maio de 2015 e Membro desde maio de 2009 e do Comitê de Políticas de Investimento de agosto de 2008 a abril de 2011.
O Sr. Marcelo Pereira Lopes de Medeiros é sócio e co-presidente da Cambuhy Investimentos Ltda. (setor de gestão de recursos), sócio da Lanx Capital Investimentos Ltda (setor de gestão de recursos); conselheiro da Eneva S.A., conselheiro da Votorantim S.A. e conselheiro da Pravaler S.A. (crédito estudantil). É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Anteriormente, foi conselheiro de diversas empresas, incluindo: Parnaíba Gás Natural S.A. (setor de óleo e gás); Companhia Hering (setor têxtil e varejo); Technos S.A. (setor de comércio e varejo); RB Capital S.A. (setor financeiro); Brazil Trade Shows Partners S.A. (setor de exposições e feiras de negócios); Damásio Educacional S.A. (setor de educação); TAM S.A. (companhia aérea); América Latina Logística S.A. (setor de transportes); e Springs Global S.A.(setor têxtil e varejo).
Presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, da Companhia E. Johnston de Participações e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração; Vice-presidente do Conselho de Administração da Brasil Warrant Administração de Bens e Empresas S.A.; e Sócio e co-presidente da Cambuhy Investimentos.
Administrador de Empresas formado pela EAESP-FGV, com mestrados em Economia e Filosofia e em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE). Diretor Vice-Presidente e Conselheiro da Itaúsa – Investimentos Itaú S.A; Conselheiro da Duratex S.A. (Materiais de Construção) e da Itautec S.A. (TI). Foi Presidente do Conselho da Elekeiroz S.A. (Produtos Químicos). Vice Presidente do Conselho do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial; Conselheiro da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas; Membro do MEI – Movimento Empresarial pela Inovação / CNI – Confederação Nacional da Indústria.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Econômicas, graduado e pós-graduado em Direito Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, com extensão em Macroeconomia pela New York Institute of Finance – NYIF. É Presidente e Controlador da Bonsucex Holding desde sua fundação em 1982, Presidente do Conselho de Administração da Terra Santa S.A. e Membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Paranapanema S.A., Metalúrgica Barbará, Companhia Paraibuna de Metais, Eluma Indústria e Comércio S. A., Caraíba Metais S.A., e Presidente do Conselho de Administração da Mineração Buritirama S.A.. Atualmente é Vice-Presidente de Honra do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), Conselheiro do Museu de Arte de São Paulo (MASP), e Conselheiro da Sociedade Hípica Paulista (SHP). Foi Conselheiro do São Paulo Golf Clube (SPGC), fundador e Presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Andaluz-Brasileiro (ABCAB). É Sócio remido e benfeitor do Sport Club Corinthians Paulista (SCCP).
Foi CEO da Anheuser-Busch, membro do Conselho de Administração da Ambev e do Conselho do Beer Insitute ate 2015. Co-Fundador e Socio da Dreampact Ventures, faz parte do Board of Directors da Life Equals e Membro do Board of Trustees do MICDS (Mary Institute and Country Day School)

Diretoria

A Diretoria é responsável por administrar os negócios e praticar os atos necessários à consecução do objeto social da Companhia, bem como executar as deliberações do Conselho de Administração. É composta por nove membros, sendo um diretor-presidente, quatro diretores de negócios, e quatro diretores funcionais. Os diretores estatutários são escolhidos pelo Conselho de Administração e têm mandato de um ano, com a possibilidade de reeleição. A Diretoria reúne-se semanalmente, sob a coordenação do diretor-presidente, para discussão sobre o andamento dos negócios da Alpargatas.

Fez parte da Reckitt Benckiser – Saúde do Consumidor e Produtos de Higiene e Limpeza como Vice-Presidente Executivo América Latina, Ásia e Ásia Pacifico (Fev. 2013 – Jan. 2014); e Vice-Presidente Executivo Desenvolvimento de Categorias (Jan. 2014- Março 2018).
Graduada em Economia pela Universidade Gama Filho-RJ, possui pós-graduação em RH na PUC-RJ e MBA na University of Kent, Reino Unido. Desenvolveu sua carreira em empresas renomadas, como Ambev, Nortel e Banco ABN AMRO, nas quais obteve experiência em todas as áreas de Recursos Humanos. No ABN atuou na América Latina, foi expatriada por três anos para a Holanda, onde esteve à frente de projetos globais. No retorno ao Brasil, assumiu a Superintendência de RH de uma Vice Presidência do Banco. Ingressou em 2007 na Alpargatas, como Gerente de Recursos Humanos. Foi consultora interna para todas as diretorias e fábricas e tornou-se, em 2012, Diretora de Recursos Humanos da Companhia.
Graduado em Direito na Universidade de São Paulo (USP), possui especialização em Processo Civil na Universidade de São Paulo (USP), pós graduação em Direito Concorrencial na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral. Possui Mestrado em Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Em sua carreira executiva, ocupou diversas posições de gerência em empresas como a Santista Alimentos S.A. e Multibras S.A. Eletrodomésticos, e de direção na Vicunha Têxtil S.A. Ingressou na Alpargatas S.A. em 2005 como gerente jurídico, tornando-se em 2011 Diretor de Negócios Jurídicos.
Graduada em Engenheira Química pela Universidade de Cornell – USA e formada em Gestão Estratégica de Pessoas na FDC/INSEAD. Desenvolveu sua experiência profissional na área de Marketing no Brasil e no exterior (Alemanha e Canadá), em grandes empresas como: Procter & Gamble, Johnson & Johnson, Credicard e Citibank. Desde março/2006 exerce o cargo de Diretora da Unidade de Negócios Sandálias na Alpargatas S.A.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA Executivo na Fundação Dom Cabral. Desenvolveu sua carreira profissional em grandes empresas iniciando-se como Trainee no Grupo Unilever onde ocupou diversos cargos gerenciais no Brasil. Na Coca-Cola SABB atuou na direção industrial da companhia. Em 2012, ingressou na Alpargatas S.A. ocupando o cargo de Diretor Industrial.
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Sua sólida carreira profissional na área de Finanças foi construída em empresas como Sky, General Electric, Saint Gobain e Dow Química. Em agosto de 2018 foi nomeado Diretor de Administração e Finanças, Relações com Investidores e Estratégia.
Graduado em Economia pela Universidade de São Luis é pós-graduado em Marketing pela ESPM e possui especialização em Gestão de Excelência pela FGV. Possui vasta experiência em construção e posicionamento de marcas, bem como, liderança em projetos estratégicos e de inovação. Ao longo de 24 anos de carreira, ocupou posições estratégicas em empresas renomadas como Vulcabras, Adidas, Grand Vision e Under Armour. Nesta última, permaneceu por quatro anos como Managing Director sendo o responsável pelo start-up da Companhia no Brasil.
Em quase 8 anos de Alpargatas, Diego liderou as áreas de Marketing de Calçados e Varejo, tendo sido responsável pelo novo direcionamento estratégico de Topper, assim como a transformação do negócio Varejo. Nos últimos 3 anos, somou às suas responsabilidades a liderança da área de Vendas de Calçados, com o objetivo de potencializar os resultados a partir da integração de toda a área comercial.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP, possui especialização em Administração de Negócios pelo Insper. Iniciou sua carreira em empresas de engenharia, com foco em equipamentos para Portos, Mineração e Siderurgia. Depois, desenvolveu sua carreira nas áreas de Operações, Logística e Sourcing, tendo trabalhado como consultor na Booz Allen & Hamilton e em posições de liderança na Gerdau e na Natura. Desde dezembro de 2011 é Diretor de Supply Chain da Alpargatas S.A., sendo responsável pelas áreas de Planejamento do Atendimento à Demanda, Serviço ao Cliente, Qualidade Corporativa e Global Sourcing.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria é um órgão interno de caráter estatutário e permanente, reportando-se diretamente ao Conselho de Administração, é composto por 4 (quatro) membros, os quais deverão exercer suas funções respeitando os mesmos deveres e responsabilidades atribuídas aos administradores da Companhia nos Artigos 153 a 159 da Lei nº 6.404/1976.

Administrador de Empresas formado pela EAESP-FGV, com mestrados em Economia e Filosofia e em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE). Diretor Vice-Presidente e Conselheiro da Itaúsa – Investimentos Itaú S.A; Conselheiro da Duratex S.A. (Materiais de Construção) e da Itautec S.A. (TI). Foi Presidente do Conselho da Elekeiroz S.A. (Produtos Químicos). Vice Presidente do Conselho do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial; Conselheiro da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas; Membro do MEI – Movimento Empresarial pela Inovação / CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Comitê de Finanças

O Comitê de Finanças é um órgão interno de caráter de assessoramento, permanente e não estatutário que possui funções técnicas e reporta diretamente ao Conselho de Administração da Companhia sendo que suas recomendações não têm caráter vinculante.

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Sua sólida carreira profissional na área de Finanças foi construída em empresas como Sky, General Electric, Saint Gobain e Dow Química. Em agosto de 2018 foi nomeado Diretor de Administração e Finanças, Relações com Investidores e Estratégia.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Econômicas, graduado e pós-graduado em Direito Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, com extensão em Macroeconomia pela New York Institute of Finance – NYIF. É Presidente e Controlador da Bonsucex Holding desde sua fundação em 1982, Presidente do Conselho de Administração da Terra Santa S.A. e Membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Paranapanema S.A., Metalúrgica Barbará, Companhia Paraibuna de Metais, Eluma Indústria e Comércio S. A., Caraíba Metais S.A., e Presidente do Conselho de Administração da Mineração Buritirama S.A.. Atualmente é Vice-Presidente de Honra do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), Conselheiro do Museu de Arte de São Paulo (MASP), e Conselheiro da Sociedade Hípica Paulista (SHP). Foi Conselheiro do São Paulo Golf Clube (SPGC), fundador e Presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Andaluz-Brasileiro (ABCAB). É Sócio remido e benfeitor do Sport Club Corinthians Paulista (SCCP).

Comitê de Estratégia

O Comitê de Estratégia, órgão interno de caráter de assessoramento, permanente e não estatutário, possui funções técnicas e reporta diretamente ao Conselho de Administração da Companhia, sendo que suas recomendações não têm caráter vinculante.

Fez parte da Reckitt Benckiser – Saúde do Consumidor e Produtos de Higiene e Limpeza como Vice-Presidente Executivo América Latina, Ásia e Ásia Pacifico (Fev. 2013 – Jan. 2014); e Vice-Presidente Executivo Desenvolvimento de Categorias (Jan. 2014- Março 2018).
O Sr. Marcelo Pereira Lopes de Medeiros é sócio e co-presidente da Cambuhy Investimentos Ltda. (setor de gestão de recursos), sócio da Lanx Capital Investimentos Ltda (setor de gestão de recursos); conselheiro da Eneva S.A., conselheiro da Votorantim S.A. e conselheiro da Pravaler S.A. (crédito estudantil). É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Anteriormente, foi conselheiro de diversas empresas, incluindo: Parnaíba Gás Natural S.A. (setor de óleo e gás); Companhia Hering (setor têxtil e varejo); Technos S.A. (setor de comércio e varejo); RB Capital S.A. (setor financeiro); Brazil Trade Shows Partners S.A. (setor de exposições e feiras de negócios); Damásio Educacional S.A. (setor de educação); TAM S.A. (companhia aérea); América Latina Logística S.A. (setor de transportes); e Springs Global S.A.(setor têxtil e varejo).
Administrador de Empresas formado pela EAESP-FGV, com mestrados em Economia e Filosofia e em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE). Diretor Vice-Presidente e Conselheiro da Itaúsa – Investimentos Itaú S.A; Conselheiro da Duratex S.A. (Materiais de Construção) e da Itautec S.A. (TI). Foi Presidente do Conselho da Elekeiroz S.A. (Produtos Químicos). Vice Presidente do Conselho do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial; Conselheiro da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas; Membro do MEI – Movimento Empresarial pela Inovação / CNI – Confederação Nacional da Indústria.
É o atual Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. desde maio de 2015, é Vice-Presidente do Conselho de Administração desde setembro de 2008; Coordenador do Comitê de Divulgação e Negociação desde maio de 2015 e Membro desde maio de 2009 e do Comitê de Políticas de Investimento de agosto de 2008 a abril de 2011.
Presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, da Companhia E. Johnston de Participações e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração; Vice-presidente do Conselho de Administração da Brasil Warrant Administração de Bens e Empresas S.A.; e Sócio e co-presidente da Cambuhy Investimentos.
Foi CEO da Anheuser-Busch, membro do Conselho de Administração da Ambev e do Conselho do Beer Insitute ate 2015. Co-Fundador e Socio da Dreampact Ventures, faz parte do Board of Directors da Life Equals e Membro do Board of Trustees do MICDS (Mary Institute and Country Day School)

Comitê de Gente

O Comitê de Gente, órgão interno de caráter de assessoramento, permanente e não estatutário, possui funções técnicas e reporta diretamente ao Conselho de Administração da Companhia, sendo que suas recomendações não têm caráter vinculante.

Fez parte da Reckitt Benckiser – Saúde do Consumidor e Produtos de Higiene e Limpeza como Vice-Presidente Executivo América Latina, Ásia e Ásia Pacifico (Fev. 2013 – Jan. 2014); e Vice-Presidente Executivo Desenvolvimento de Categorias (Jan. 2014- Março 2018).
O Sr. Marcelo Pereira Lopes de Medeiros é sócio e co-presidente da Cambuhy Investimentos Ltda. (setor de gestão de recursos), sócio da Lanx Capital Investimentos Ltda (setor de gestão de recursos); conselheiro da Eneva S.A., conselheiro da Votorantim S.A. e conselheiro da Pravaler S.A. (crédito estudantil). É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Anteriormente, foi conselheiro de diversas empresas, incluindo: Parnaíba Gás Natural S.A. (setor de óleo e gás); Companhia Hering (setor têxtil e varejo); Technos S.A. (setor de comércio e varejo); RB Capital S.A. (setor financeiro); Brazil Trade Shows Partners S.A. (setor de exposições e feiras de negócios); Damásio Educacional S.A. (setor de educação); TAM S.A. (companhia aérea); América Latina Logística S.A. (setor de transportes); e Springs Global S.A.(setor têxtil e varejo).
Administrador de Empresas formado pela EAESP-FGV, com mestrados em Economia e Filosofia e em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE). Diretor Vice-Presidente e Conselheiro da Itaúsa – Investimentos Itaú S.A; Conselheiro da Duratex S.A. (Materiais de Construção) e da Itautec S.A. (TI). Foi Presidente do Conselho da Elekeiroz S.A. (Produtos Químicos). Vice Presidente do Conselho do IEDI – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial; Conselheiro da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas; Membro do MEI – Movimento Empresarial pela Inovação / CNI – Confederação Nacional da Indústria.
Presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, da Companhia E. Johnston de Participações e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração; Vice-presidente do Conselho de Administração da Brasil Warrant Administração de Bens e Empresas S.A.; e Sócio e co-presidente da Cambuhy Investimentos.
Foi CEO da Anheuser-Busch, membro do Conselho de Administração da Ambev e do Conselho do Beer Insitute ate 2015. Co-Fundador e Socio da Dreampact Ventures, faz parte do Board of Directors da Life Equals e Membro do Board of Trustees do MICDS (Mary Institute and Country Day School)

Comissão de Ética

A Comissão de Ética da Alpargatas é um órgão independente, responsável pela Gestão da Ética e Integridade. Não possui regimento interno próprio.

Graduado em Direito na Universidade de São Paulo (USP), possui especialização em Processo Civil na Universidade de São Paulo (USP), pós graduação em Direito Concorrencial na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral. Possui Mestrado em Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Em sua carreira executiva, ocupou diversas posições de gerência em empresas como a Santista Alimentos S.A. e Multibras S.A. Eletrodomésticos, e de direção na Vicunha Têxtil S.A. Ingressou na Alpargatas S.A. em 2005 como gerente jurídico, tornando-se em 2011 Diretor de Negócios Jurídicos.
Graduada em Economia pela Universidade Gama Filho-RJ, possui pós-graduação em RH na PUC-RJ e MBA na University of Kent, Reino Unido. Desenvolveu sua carreira em empresas renomadas, como Ambev, Nortel e Banco ABN AMRO, nas quais obteve experiência em todas as áreas de Recursos Humanos. No ABN atuou na América Latina, foi expatriada por três anos para a Holanda, onde esteve à frente de projetos globais. No retorno ao Brasil, assumiu a Superintendência de RH de uma Vice Presidência do Banco. Ingressou em 2007 na Alpargatas, como Gerente de Recursos Humanos. Foi consultora interna para todas as diretorias e fábricas e tornou-se, em 2012, Diretora de Recursos Humanos da Companhia.
Graduada em Engenheira Química pela Universidade de Cornell – USA e formada em Gestão Estratégica de Pessoas na FDC/INSEAD. Desenvolveu sua experiência profissional na área de Marketing no Brasil e no exterior (Alemanha e Canadá), em grandes empresas como: Procter & Gamble, Johnson & Johnson, Credicard e Citibank. Desde março/2006 exerce o cargo de Diretora da Unidade de Negócios Sandálias na Alpargatas S.A.
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Sua sólida carreira profissional na área de Finanças foi construída em empresas como Sky, General Electric, Saint Gobain e Dow Química. Em agosto de 2018 foi nomeado Diretor de Administração e Finanças, Relações com Investidores e Estratégia.