Perguntas Frequentes

As ações da Alpargatas são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA)
ALPA3 - ação ordinária, negociada no Nível 1 de Governança Corporativa
ALPA4 - ação preferencial, negociada no Nível 1 de Governança Corporativa
As ações ordinárias conferem direito a voto nas Assembléias de Acionistas, ao passo que as preferenciais não oferecem esse direito.

Para investir em ações é necessário entrar em contato com uma corretora de valores. As corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados. A relação das corretoras de valores que operam no Brasil está disponível no website da BM&FBovespa.

Antes de procurar uma Corretora de Valores, no entanto, sugere-se que você estude o assunto no site da BM&FBovespa. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São três módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos.

  • Curso Básico "Mercado de Ações"
  • Curso Básico "Mercado a Vista"
  • Curso Básico "Mercado de Opções"

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da BM&FBovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet.

Os dividendos e/ou Juros sobre Capital Próprio podem ser recebidos por meio de crédito em conta corrente de qualquer instituição bancária integrante do sistema de compensação. Caso o acionista não possua conta em Banco, seus direitos podem ser recebidos por meio da rede de agências do Banco Itaú. Para isso, o acionista deverá dirigir-se a uma agência mais próxima, portando seus documentos pessoais (CPF e RG) e o aviso para recebimento de proventos (recebido via Correios).
Você deve dirigir-se a uma das agências do banco depositário, Banco Itaú, ou ligar para a Central de Atendimento a Acionistas:
Capitais e Regiões Metropolitanas: 11 3003-9285
Demais Localidades: 0800-7209285
O horário de atendimento é em dias úteis das 9h às 18h.

Veja a lista de agências especializadas em serviços para o mercado de capitais:

Agência Especializada Valores Mobiliários Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 52 - 2º andar
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20031-918

Agência Especializada Valores Mobiliários São Paulo
R. Boa Vista, 176 – 1 Subsolo
Centro - Sao Paulo/SP
CEP: 01092-900

Investfone - Central de Atendimento a Acionistas via Telefone:
Capitais e Regiões Metropolitanas: 11 3003-9285
Demais Localidades: 0800-720 9285

Pela internet, os investidores correntistas podem consultar as informações acessando a sua conta corrente. Já para os não correntistas, o acesso é feito pelo site da Itaú Corretora.

A posição acionária pode ser solicitada nas Centrais de Atendimento aos Acionistas ou em qualquer uma das agências do Banco Itaú. Esta informação será fornecida exclusivamente:

  • ao próprio acionista, mediante apresentação da Carteira de Identidade e CPF; ou
  • ao procurador devidamente habilitado, com Procuração Pública, Carteira de Identidade e CPF.

Consulte na internet sua posição acionária
As principais informações para o controle dos seus investimentos estão disponíveis na internet: posição acionária, extrato de movimentação, aviso de pagamentos, informe de rendimentos e boletim de subscrição. O Itaú é nosso escriturador, e tem como principais funções realizar a guarda, atualização das movimentações, realizar o pagamento de dividendos, e também atender você, acionista da Alpargatas. Portanto para acompanhar a sua posição de ações, o Itaú disponibiliza os seguintes acessos:

  • caso você não seja correntista do Banco Itaú, a consulta pode ser feita com total segurança através da Itaú Corretora. Basta acessar www.itaucorretora.com.br, selecionar a aba “Não correntista” > Quero me cadastrar, e seguir o passo a passo.
  • caso você seja correntista do Itaú, para consultar basta acessar sua conta no www.itau.com.br. No Menu Conta Corrente está disponível o Informe de Rendimentos e no Menu Investimentos as demais consultas de suas Ações Escrituradas pelo Itaú.

A inexistência de saldo de ações nos registros do Itaú pode decorrer do fato destas ações já terem sido vendidas ou transferidas para custódia das bolsas de valores/CBLC. Neste caso o acionista deve entrar em contato com o seu corretor de valores.

A alteração de dados cadastrais deve ser efetuada nas agências do banco custodiante – Banco Itaú. Para efetuá-la, o acionista deve apresentar cópias autenticadas de seus RG, CPF, comprovante de residência e se necessário comprovante de conta corrente.
Todos os fatos relevantes, anúncios de resultados e demais comunicados ao mercado são divulgados de maneira simultânea na CVM/BM&FBovespa e na área Investidores do website da Companhia, além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastraram para receber tais informações. Para se cadastrar, favor clicar aqui.
As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Diário Oficial do Estado de São Paulo e Valor Econômico (São Paulo). Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área Investidores do site da Alpargatas. Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo e da Comissão de Valores Mobiliários.
Endereço: Av. Dr. Cardoso de Melo, nº 1.336, 7º andar - Vila Olímpia, São Paulo – SP
CEP: 04548-005
Tel.: (55 11) 3847-7672
E-mail: ri@alpargatas.com.br
Website: http://alpargatas.riweb.com.br